O Turismólogo




Resolvi iniciar meus trabalhos falando um pouco sobre as atividades que o turismólogo pode executar. Geralmente quem estuda turismo se acostuma a ser questionado sobre qual profissão terá após se formar. Quem estuda Medicina torna-se Médico, quem estuda Direito torna-se Advogado, logo, quem estuda Turismo vira Turista, é o que a maioria das pessoas adora dizer! Brincadeiras à parte, mesmo o turismo fazendo parte do universo denominado lazer, os envolvidos neste setor devem estar capacitados e realmente ter conhecimento sobre a influência do setor na economia, com a comercialização de produtos e prestação de serviços. O turismólogo pode atuar em diversos setores, dentre eles: Transportadoras turísticas ( Cias Aéreas, Rodoviário, Cruzeiros Marítmos); Locadoras ( Veículos, Jet Sky, Bugue); Meios de Hospedagem ( Hotéis, Resorts, Spas, Flats, Campings, Pousadas); Parques Temáticos/Aquáticos/Diversões; Consultorias ( Empresas, Entidades, Órgãos Públicos); Gastronomia ( Restaurantes, Cantinas); Comércio Turístico ( Souveniers, lembranças); Órgãos da Classe; Guias de Turismo; Empresas Organizadoras de Eventos; Agências de Turismo; Instituições de Ensino; Órgãos Públicos ligados ao Turismo; Marketing Turístico. Das possíveis atribuições do Turismólogo, este deve se mostrar apto, por exemplo, a:
• Elaborar políticas de Turismo municipais, estaduais, nacionais, internacionais, transregionais e transacionais.
• Elaborar o planejamento do espaço turístico;
• Analisar e elaborar planos para o desenvolvimento do turismo de uma forma consciente; baseando-se em fatores sociais, culturais e econômicos presentes em cada região;
• Elaborar e coordenar trabalhos técnicos, estudos, pesquisas e projetos em diferentes áreas do turismo (sobretudo academicamente);
• Coordenar e orientar trabalhos de seleção e classificação de locais e áreas vocacionadas para o turismo;
• Coordenar áreas e atividades de lazer para o público em geral;
• Coordenar e orientar projetos de treinamento e/ou aperfeiçoamento de pessoal, em nível técnico ou de prestação de serviços, além de planejar e organizar eventos e viagens.
Enfim, a inserção dos profissionais no mercado, assim como ocorre com as demais profissões, necessita de muita capacitação e busca pelo diferencial, requer o conhecimento de outros idiomas ( item importantíssimo), e claro, devido a abrangência da atividade uma especialização é fundamental para aqueles que querem se destacar!

0 comentários: