11 línguas! Como se entendem?!




Oiii! Meu amigo Vítor viu uma matéria na TV e me chamou a atenção para o número de idiomas falados na África do Sul, por isto resolvi colocar esta reportagem bem curiosa!!

Quem vai à África do Sul para assistir aos jogos da Copa do Mundo deste ano, que terá início em junho, provavelmente ficará meio confuso com a quantidade de línguas faladas pela população.

São nada mais, nada menos que onze idiomas diferentes, e tirando o inglês, que é um deles, todos são muito parecidos. E não é nada incomum ver o povo local conversando numa mistura de todos eles, inclusive, há programas de televisão e partidas de futebol narradas em línguas diferentes, ao mesmo tempo.

Os idiomas, além do inglês, são os seguintes: Afrikaans, Ndebele, Xhosa, Zulu, Sepedi, Sesotho, Setswana, Siswati, Tshivenda e Xitsonga.


Na época do regime de segregação racial Apartheid, somente eram consideradas como línguas oficiais o inglês e o Afrikaans, que era o idioma dos brancos sul-africanos e somente estas eram utilizadas nas escolas. Esta variedade de línguas revela a diversidade étnica e cultural do povo sul-africano. Difícil vai ser entendê-los nas ruas.

Fonte: g1.globo.com

Pesquisei sobre a língua mais falada e encontrei o seguinte:

Cerca de 40% da população fala ou Xhosa ou Zulu. Você não fala? Se arranha o inglês, então não se preocupe. Para onde quer que vá encontrará sempre alguém que fala ou entende o inglês.

O inglês é a língua que se fala nas cidades, no comércio, nos bancos, nos departamentos do estado, nos sinais de trânsito e nos documentos oficiais. Os sinais de trânsito e os impressos oficiais são sempre em inglês. O Presidente da República faz os seus discursos em inglês. Em qualquer hotel os recepcionistas, os empregados, os camareiros e os porteiros, todos eles falam inglês.

Outra língua principal é o Afrikaans, um derivado do holandês, que para quem vem do norte da Europa achará facílimo de compreender.

Para finalizar, fiquei sabendo que existe um vídeo onde o hino é cantado em 5 idiomas!!

0 comentários: