Cidades-Sede Copa 2010: Bloemfontein




Bloemfontein: "fonte das flores" em africâner e neerlandês. É a sexta maior cidade da África do Sul e uma das três capitais do país, juntamente com Pretória e a Cidade do Cabo. Bloemfontein é a capital judicial do país, bem como a capital da província do Estado Livre. Em Sesotho, língua oficial da África do Sul, o nome da cidade é Mangaung, que significa "o local onde a chita (ou guepardo) habita". O seu lema é Floreat, "floresce" em latim. População: 369.568 habitantes



Estádio reformado para a copa: Free State - Inaugurado em 1952 com apenas 12 mil cadeiras, teve ampliada sua capacidade nos anos 1990 para 38 mil lugares e agora, para a Copa, subiu para 48 mil lugares. A marca arquitetônica característica são os vãos em dois vértices — é o único estádio da Copa que não é completamente cercado.




Atrações em Destaque:


Museu Nacional: O Museu Nacional abriga uma das maiores coleções de fósseis e objetos arqueológicos da África do Sul.Entre outras exposições interessantes, o museu oferece uma reconstituição realista de uma rua do início do século 20.

Naval Hill: É a única reserva situada no meio de uma cidade, onde a vista para Bloemfontein é panorâmica e belíssima.



Waterfront: O maior shopping do centro da África do Sul. Tem mais de 100 lojas, 17 restaurantes e 10 lanchonetes, todas a beira-mar. Lindo!



Jardim Botânico de Free State: Mais de 70 hectares de extensão, é perfeito para passear em um dia ensolarado e fazer um picnik.


CURIOSIDADES:

* Em Bloemfontein nasceu o escritor J. R. R. Tolkien, criador da série O Senhor dos Anéis, mas que passou a vida negando que a cidade natal tenha tido alguma influência em sua obra. Ingrato de sua parte, talvez, mas compreensível: Tolkien deixou Bloemfontein aos 4 anos de idade, em 1896.

*O jeitão idílico e as ruas tranquilas não dão nenhuma pista disso, mas a cidade carrega uma história sangrenta e tenebrosa. Bloemfontein e seu entorno foram palco das duas grandes guerras entre os ingleses e os bôeres, da segunda metade do século 19 até o início do século 20. E foi no Free State que campos de concentração foram empregados (contra negros e brancos, aliás), muito antes de os nazistas adotarem a prática.

0 comentários: